terça-feira, 24 de janeiro de 2012

SEDUC decide o futuro da educação do Maranhão... do Baixo Parnaíba... e do Colégio Bandeirantes... Confira!


Exposição sobre a cidade de Bacabal-MA

Em reunião ampliada de gestores regionais, secretários municipais de educação, técnicos e secretários adjuntos da SEDUC, bem como o sr. Secretário de Educação do Estado, Dr. João Bernardo Bringel, discutiu-se em definitivo os destinos da educação do Maranhão, devendo ser complementado apenas por questões operacionais.
Mesa composta da SEDUC
A principal deliberação foi a de que o Ensino Fundamental deverá ser separado do Ensino Médio, ou seja, municípios que contenham escolas onde funcionam, juntos, os dois níveis de ensino, deverão se reorganizar de forma a que se tenha apenas um nível em cada escola ou, pelo menos, que não se tenha os dois níveis em um único turno.
Isso aconteceu em Chapadinha.
Sr. João Almeida, servidor da URE de Chapadinha
em assessoramento ao Gestor, professor Jânio

A proposta de transformar o Colégio Bandeirantes em um Centro de Convenções (dentre outras coisas), não foi acatada pela sociedade, conforme consulta do sr. Gestor Jânio Ayres. Em consulta à senhora diretora Leó se o Bandeirantes deveria ficar com o Fundamental ou com o Médio, a mesma preferiu este último, o que foi acatado. Daí, os alunos do Ensino Fundamental da escola passarão para o Colégio Paulo Ramos, no turno matutino. Por sua vez, os alunos do Ensino Médio daquela escola virão para o lugar do Fundamental do Bandeirantes.
Professor Jânio, Gestor, em meio aos demais gestores do estado,
em atividade relativa à reunião
Outra definição da SEDUC foi a de que, os municípios que aceitassem receber os alunos do Fundamental da Rede Estadual de Ensino poderiam fazê-lo já agora em 2012, devendo apenas ser formalizado o ato. Na proposta da SEDUC, poderão haver concessões de prédios, professores, vigilantes e demais servidores estaduais, enquanto os municípios se estruturam para assumir plenamente o total de alunos.
Em Chapadinha, as escolas estaduais que passarão para o município são: UI Oliveira Roma (no bairro Corrente), UI N. Sra. das Dores (no bairro Multirão) e o CAIC (no bairro Areal).
Os professores da Rede Estadual dessas escolas não serão obrigados a permanecer ou a mudar de escola. Serão consultados a esse respeito, sendo consideradas as suas preferências.
A URE (Unidade Regional de Educação) de Chapadinha já está iniciando os trâmites para a mudança para o espaço cedido pelo CE Raimundo Araújo (6 salas, no último pavilhão). O setor de Infraestrutura da SEDUC já está sendo contactado para providenciar as devidas adaptações do espaço. Com a medida, a SEDUC economizará cerca de 30 mil reais ao ano com aluguéis e estrutura extra, o que há médio prazo trará ganhos para os cofres públicos, sobrando recursos para novas carteiras e melhores condições dos espaços escolares.
Gestores Regionais
O CE Raimundo Araújo, por estar intrinsecamente ligado à URE, receberá investimentos a partir da idéia da criação de uma "Escola Modelo" na região.

Há, também, uma alteração na formatação das escolas do estado e das regionais de educação. Novos cargos e novas funcionalidades foram incluídas com a finalidade de adequar o sistema educacional aos novos desafios do mundo contemporâneo, o que será apresentado em momento oportuno, em outra explanação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário