quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como anda a reformulação da Rede Estadual de Ensino pelo Maranhão?

SITE DO SINPROESEMMA:

"[...] O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) quer explicações do governo do Estado sobre o fechamento de escolas públicas, ocorrido em vários municípios do Maranhão, medida que tem causado grande indignação entre a comunidade escolar.
[...]
 “Queremos saber o que está acontecendo, pois o secretário, João Bringel, disse que não faria qualquer mudança na rede, sem antes consultar a comunidade escolar e o Ministério Público Estadual”, afirma o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
 [...]
Segundo Júlio Pinheiro, a reorganização da rede de ensino estadual está sendo feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o argumento de acabar com as vagas ociosas na rede. No entanto, as alterações geraram revolta e indignação na comunidade escolar, que não estava preparada para as mudanças e não compreende o sentido da medida extrema de fechamento das escolas.
 [...]
Em Rosário, por exemplo, houve uma grande manifestação na semana passada, na qual a comunidade escolar protestou contra o fechamento da Escola Benedito Leite. A Seduc decidiu, sem dialogar com a comunidade, transferir seis salas de aula da escola para o Colégio Raimundo João Saldanha.

 Já, em Pinheiro, houve reunião entre professores, estudantes e pais de alunos, que querem explicações do governo para o fechamento de quatro escolas no município. A comunidade de Pinheiro também foi às ruas da cidade protestar contra o fechamento da escola Elizabete Carvalho e de salas de aula do ensino médio da escola José de Anchieta."

Escola Ribamar Carvalho: espaço poderia ser utilizado em benefício dos estudantes

"O projeto do governo do Estado de reorganização da rede estadual de educação, que prevê fechamento de escolas públicas, também chegou ao município de Codó, na região dos Cocais. Nesta quinta-feira (12), a comunidade escolar do bairro Trizidela foi às ruas da cidade protestar contra o fechamento da escola Reitor Ribamar Carvalho.
[...]
 Com faixas e cartazes, a caminhada dos estudantes, pais e professores saiu do bairro Trizidela e prosseguiu até a Unidade Regional de Educação (URE).

A escola fechada, segundo a delegacia sindical, beneficia vários moradores do bairro e muitos estudantes da zona rural, contrariando o discurso de ociosidade propagado pelo governo, como argumento para o fechamento de escolas no estado."


SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO:

"Foi aberto nesta quinta-feira (19) em Bacabal, o 5º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). No primeiro dia do encontro foram debatidos diversos temas entre a equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e gestores, como desenvolvimento do modelo de governança corporativa, aspectos importantes nos setores de infraestrutura e recursos humanos e problemas pontais detectados em algumas regionais.
A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, que falou, entre outros assuntos, sobre o processo de reorganização das unidades de ensino em todo o estado.
O secretário chamou a atenção para a governança corporativa, que tem como foco o desenvolvimento de valores e metas compartilhadas de desempenho para o sistema educacional, e destacou a importância dos presentes conhecerem o tema com profundidade para fazer sua parte.
Durante o evento a superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, anunciou que os laboratórios de informática das escolas da rede estadual de ensino irão receber, cada um, 18 novos e modernos computadores, para substituir os equipamentos que estão em uso.
Para o gestor regional de Bacabal, Pedro Neto da Silva, o encontro é muito importante, pois, serve para definir as diretrizes do sistema educacional para o presente ano letivo, com destaque para a reorganização de escolas, é para acompanhar a nova realidade educacional do estado.
Nesta sexta-feira (20), ultimo dia de debates, a gestora de Atividades Meio da Seduc (Ugam), em exercício, Bruna Borsoi Ximenes Araújo, vai apresentar aos gestores o novo sistema de acompanhamento de convênios e contratos da Seduc. O sistema será mostrado de forma detalhada, a fim de facilitar a compreensão e também para capacitar os gestores e fiscais de contratos das UREs."


Sobre a municipalização do Ensino Fundamental:

"Gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) se reuniram, nesta terça-feira (27), para discutir um pacto de gestão para a municipalização das ações educacionais em todo o estado.
Participaram do encontro de trabalho o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel; o presidente da Famem, Antonio da Cruz Figueira Júnior – o Júnior Marreca; a secretária-adjunta de Ensino, Graça Tajra; além de técnicos da Famem e da Seduc.
Júnior Marreca destacou a iniciativa da Seduc de municipalizar as ações educacionais e fortalecer a parceria com os municípios. “Estamos satisfeitos com a iniciativa da Seduc que está mudando seu foco e municipalizando suas ações, por entender que não se pode fazer educação sem apoio dos municípios”, ressaltou.
Graça Tajra explicou que o pacto de gestão da Seduc representa a compatibilização das ações que a Secretaria vai desenvolver em parceria com os municípios. “Entendemos que educação se faz com a parceria efetiva com os municípios, onde estão focadas as ações”, afirmou. Ela acrescentou, ainda, que haverá um novo encontro com a equipe da Famem para apresentação do pacto aos gestores municipais.
Dentre as ações elencadas no pacto de gestão estão a avaliação educacional do sistema de ensino; pacto de desempenho para que o estado tenha um programa de avaliação permanente do desempenho educacional; programa de gestão; formação; alfabetização; e correção de fluxo."

por: Jânio Rocha Ayres Teles
Gestor Regional de Chapadinha/Baixo Parnaíba



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário