SITE DO SINPROESEMMA:
"[...] O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) quer explicações do governo do Estado sobre o fechamento de escolas públicas, ocorrido em vários municípios do Maranhão, medida que tem causado grande indignação entre a comunidade escolar.
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“Queremos saber o que está acontecendo, pois o secretário, João Bringel, disse que não faria qualquer mudança na rede, sem antes consultar a comunidade escolar e o Ministério Público Estadual”, afirma o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro.
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Segundo Júlio Pinheiro, a reorganização da rede de ensino estadual está sendo feita pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o argumento de acabar com as vagas ociosas na rede. No entanto, as alterações geraram revolta e indignação na comunidade escolar, que não estava preparada para as mudanças e não compreende o sentido da medida extrema de fechamento das escolas.
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Em Rosário, por exemplo, houve uma grande manifestação na semana passada, na qual a comunidade escolar protestou contra o fechamento da Escola Benedito Leite. A Seduc decidiu, sem dialogar com a comunidade, transferir seis salas de aula da escola para o Colégio Raimundo João Saldanha.
Já, em Pinheiro, houve reunião entre professores, estudantes e pais de alunos, que querem explicações do governo para o fechamento de quatro escolas no município. A comunidade de Pinheiro também foi às ruas da cidade protestar contra o fechamento da escola Elizabete Carvalho e de salas de aula do ensino médio da escola José de Anchieta."
Escola Ribamar Carvalho: espaço poderia ser utilizado em benefício dos estudantes |
"O projeto do governo do Estado de reorganização da rede estadual de educação, que prevê fechamento de escolas públicas, também chegou ao município de Codó, na região dos Cocais. Nesta quinta-feira (12), a comunidade escolar do bairro Trizidela foi às ruas da cidade protestar contra o fechamento da escola Reitor Ribamar Carvalho.
Com faixas e cartazes, a caminhada dos estudantes, pais e professores saiu do bairro Trizidela e prosseguiu até a Unidade Regional de Educação (URE).
A escola fechada, segundo a delegacia sindical, beneficia vários moradores do bairro e muitos estudantes da zona rural, contrariando o discurso de ociosidade propagado pelo governo, como argumento para o fechamento de escolas no estado."
SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO:
"Foi aberto nesta quinta-feira (19) em Bacabal, o 5º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). No primeiro dia do encontro foram debatidos diversos temas entre a equipe da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e gestores, como desenvolvimento do modelo de governança corporativa, aspectos importantes nos setores de infraestrutura e recursos humanos e problemas pontais detectados em algumas regionais.
A abertura contou com a presença do secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, que falou, entre outros assuntos, sobre o processo de reorganização das unidades de ensino em todo o estado.
O secretário chamou a atenção para a governança corporativa, que tem como foco o desenvolvimento de valores e metas compartilhadas de desempenho para o sistema educacional, e destacou a importância dos presentes conhecerem o tema com profundidade para fazer sua parte.
Durante o evento a superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, anunciou que os laboratórios de informática das escolas da rede estadual de ensino irão receber, cada um, 18 novos e modernos computadores, para substituir os equipamentos que estão em uso.
Para o gestor regional de Bacabal, Pedro Neto da Silva, o encontro é muito importante, pois, serve para definir as diretrizes do sistema educacional para o presente ano letivo, com destaque para a reorganização de escolas, é para acompanhar a nova realidade educacional do estado.
Nesta sexta-feira (20), ultimo dia de debates, a gestora de Atividades Meio da Seduc (Ugam), em exercício, Bruna Borsoi Ximenes Araújo, vai apresentar aos gestores o novo sistema de acompanhamento de convênios e contratos da Seduc. O sistema será mostrado de forma detalhada, a fim de facilitar a compreensão e também para capacitar os gestores e fiscais de contratos das UREs."
Sobre a municipalização do Ensino Fundamental:
"Gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) se reuniram, nesta terça-feira (27), para discutir um pacto de gestão para a municipalização das ações educacionais em todo o estado.
Participaram do encontro de trabalho o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel; o presidente da Famem, Antonio da Cruz Figueira Júnior – o Júnior Marreca; a secretária-adjunta de Ensino, Graça Tajra; além de técnicos da Famem e da Seduc.
Júnior Marreca destacou a iniciativa da Seduc de municipalizar as ações educacionais e fortalecer a parceria com os municípios. “Estamos satisfeitos com a iniciativa da Seduc que está mudando seu foco e municipalizando suas ações, por entender que não se pode fazer educação sem apoio dos municípios”, ressaltou.
Júnior Marreca destacou a iniciativa da Seduc de municipalizar as ações educacionais e fortalecer a parceria com os municípios. “Estamos satisfeitos com a iniciativa da Seduc que está mudando seu foco e municipalizando suas ações, por entender que não se pode fazer educação sem apoio dos municípios”, ressaltou.
Graça Tajra explicou que o pacto de gestão da Seduc representa a compatibilização das ações que a Secretaria vai desenvolver em parceria com os municípios. “Entendemos que educação se faz com a parceria efetiva com os municípios, onde estão focadas as ações”, afirmou. Ela acrescentou, ainda, que haverá um novo encontro com a equipe da Famem para apresentação do pacto aos gestores municipais.
Dentre as ações elencadas no pacto de gestão estão a avaliação educacional do sistema de ensino; pacto de desempenho para que o estado tenha um programa de avaliação permanente do desempenho educacional; programa de gestão; formação; alfabetização; e correção de fluxo."
por: Jânio Rocha Ayres Teles
Gestor Regional de Chapadinha/Baixo Parnaíba
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