sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A reviravolta política em Chapadinha e o pensamento Marxista

Chapadinha pode estar sendo palco de um laboratório de política muito interessante.
Já dizia o velho Marx:

"As relações de produção determinam todas as outras relações que existem entre os homens na sua vida social"

A afirmação explica por que grande parte dos servidores públicos municipais de Chapadinha ter pavor de que chegue à prefeitura alguém que tenha um perfil de mal pagador, pois isso se reflete diretamente em sua relação produtiva, mais especificamente, com suas condições de trabalho e renda.

Além disso, a sensação que se possa ter a partir de determinadas condições materiais determinam o sentimento de mudança ou de permanência.
Nesse sentido, a popularidade da prefeita Danúbia atingiu níveis bastante inferiores aos de Dr. Magno Bacelar, agora indicam um movimento de recuperação. Isso se dá, em grande parte, pelas iniciativas pontuais que estão sendo colocadas na cidade, como obras de asfaltamento, especialmente na periferia, reformas de prédios públicos como a prefeitura e secretaria de educação, além de uma maior concessão de benefícios, como no caso dos abonos deste ano, os quais superaram qualquer ano de Dr. Magno na prefeitura.

A entrada do Partido dos Trabalhadores - PT no governo de Danúbia, após a vitória de Roseana, Washington e Dilma, contrituiu para iniciar uma ação de contornar a onda pessimista do grupo político de Magno Bacelar.

A saída da sra. Licinha Hortegal da Unidade Regional de Educação - URE e a posse do professor Jânio, trouxe maior neutralidade política e certa credibilidade ao sistema, acompanhados de um sentimento positivo de organização da casa e de mudanças positivas. Tudo isso associado ao nome de Dr. Magno, Danúbia, Edmilson Carneiro e o PT, o que fortalece a presença desse grupo político no município.

Agora, o grupo detém o apoio dos dois principais partidos do Estado e do país, o PT e o PMDB. Praticamente não haverá espaço, clima e argumento político para Roseana deixar de apoiar esse grupo de maneira mais direta em 2012.

Apesar de tudo isso, um desafio para o grupo político é especificamente a área da saúde pública. Ineficiência no sistema de gestão aliada à precariedade dos repasses do Sistema Único de Saúde em nível nacional contribuem para a baixa popularidade de gestores, o que se manifesta, também, em nosso município. Mesmo com Chapadinha tendo um bom conceito em saúde preventiva, através dos postos de saúde, das vacinações e dos Agentes Comunitários de Saúde, o que mais aparece e impacta é a saúde curativa, a qual é mais cara e mais ineficiente que a primeira.

O movimento de recuperação política de Danúbia pode estar seguindo um caminho positivo, mas, se a saúde estivesse em melhor situação, a recuperação seria ainda mais rápida e consistente.

O show que se anuncia para a passagem de ano terá um caráter simbólico dessa recuperação e pode, dessa forma, delinear definitivamente um movimento de recuperação e de vitória em 2012 para Danúbia, Magno e o grupo político que está na situação há dez anos.

por: Jânio Rocha Ayres Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário