sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para quem acha que os "blogs" são meros "pasquins", veja isto: o que são e para que servem? (O novo espaço da Ágora pós moderna)


http://www.espacoagora.com.br/?page_id=22
"Os blogs estão no centro das atenções da mídia. Reportagens recentes em publicações como Veja, Bussiness Week e New York Times colocam em voga a dinâmica informativa e o conseqüente poder de comunicação dos blogs. Fundamentalmente, este poder consiste em permitir que qualquer pessoa expresse seu conhecimento e opiniões para qualquer um que se disponha a ouvir. Um blog provê a seu criador um veículo de mídia próprio, que pode conter texto, fotos, áudio e mesmo vídeo. A força de influência de um blog começa a se manifestar quando o conteúdo exposto é interessante e os usuários conseguem achá–lo no oceano de informação da internet.
Um forte exemplo desta influência aconteceu na eleição presidencial dos EUA de 2004, onde verdadeiras convenções políticas aconteceram via blogs e a Casa Branca os reconheceu como “imprensa”. Calcula–se que já existem cerca de 9 milhões de blogs publicados e algo como 40 mil novos blogs são criados todos os dias.
(...) 

Blogs saíram da fase de simples diários pessoais para ferramentas de comunicação com alta capacidade de ação – e respectivo retorno. Corporações começam a compreender este mecanismo e utilizá–lo a seu favor como canais de relações públicas, fomento de recursos humanos, compreensão do perfil do cliente (CRM) e mesmo como um novo canal de publicidade. Recentemente Bob Lutz, vice–presidente da GM americana, lançou o Fastlane com o objetivo de relacionamento com os consumidores dos carros e serviços da empresa. Neste blog, o cliente GM pode ver novidades técnicas, processos de produção, tendências de mercado, impressões de shows automotivos e muito mais – tudo diretamente do vice–presidente da empresa. Naturalmente, trata–se de um veículo importante de captação das reações do consumidor, que pode opinar sobre temas relatos. 

(...) 
http://blog.opovo.com.br/educacao/cursos-de-ferias-na-estacio-fic/digitando/
Assim, nota–se que o poder dos blogs é na verdade resultado de uma conjunção de fatores que evoluíram ao longo do tempo. O fato presente e importante é que a manifestação de influência de comunicação via blogs sinaliza uma tendência de segmentação dos canais de mídia – sem no entanto haver perda no poder de geração de efeitos em escalas massivas. É fundamental que empresas fiquem atentas pois possivelmente teremos algumas mudanças nos paradigmas de gerência da comunicação nos anos que virão. Blogs são antes de mais nada uma atitude. A evolução da tecnologia provê as bases para que esta atitude se manifeste.



Fonte: http://webinsider.uol.com.br/2005/07/19/o-poder-dos-blogs/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário